O emblema do Sport Lisboa e Benfica

Uno e indivisível, um escudo que deve cobrir os benfiquistas.

Lendas de águia ao peito

Meros homens, que por esforço e dedicação, se elevaram a deuses de milhões. Não basta "chegar" à Luz. Que os homens de hoje olhem para as lendas de sempre.

Os benfiquistas

Porque não há tabela que meça o amor ao Sport Lisboa e Benfica. Os adeptos são um património, um garante de grandeza. Cada um à sua maneira.

Estádio da Luz

Do Sport Lisboa e Benfica e da Luz. Um estádio, uma casa de milhões.

Benfica, em várias dimensões

Nas várias modalidades, Benfica, enraizado no nosso país. Objectivo: Ganhar.

quarta-feira, 30 de abril de 2014

Que blogue?

Objectivos

Ao cruzarmos a blogosfera, um ambiente cada vez mais relevante no modo de viver e sentir o "benfiquismo", vemos cada vez mais hostilidade. Mais discursos inflamados, directamente relacionados com o momento que a equipa de futebol vive. A euforia dá lugar à depressão e vice-versa. E as facções surgem e expandem-se. Nunca se viveu um momento destes no seio dos adeptos: benfiquistas a insultarem outros benfiquistas, intolerância total perante opiniões... Vemos jogadores que insultam adeptos e adeptos que acham tudo normal e tudo esquecem e perdoam. E perante o 33º título de campeão nacional, esqueceu-se tudo. Todos os erros, sofrimento e palavras contra os que mandam no nosso clube.

Neste blogue cultivam-se valores que estão a nascer, um pouco por todo lado na blogosfera encarnada. O primeiro e fundamental é transparência na gestão. Pois o Benfica e os benfiquistas não podem acusar outros clubes de certas atitudes e não cumprir e/ou esperar o mesmo. O segundo, mas não menos importante, valor é exigência. O Benfica tem errado constantemente no seu plano desportivo e todos os anos vemos uma Direcção que desculpabiliza o seu fracasso, ao mesmo tempo que impõe uma débil e perdedora mentalidade aos sócios.  E agora que recuperámos o escudo de campeão, os benfiquista devem mentalizar-se que os títulos não devem ser raridade, mas sim regularidade. Outro valor inestimável são os sócios e adeptos. Os benfiquistas! Todos de um só lado, sem a pretensão de ser dono da verdade ou de estar sujeito a qualquer tipo de... benficómetro. Somos ainda pela afirmação de uma ligação mais efectiva da formação à 1ª equipa de futebol, como modo de passar os valores e o amor ao nosso clube. Este desígnio é vital para a grandeza de um clube, insistir numa ligação afectiva dos seus atletas ao clube, no lugar de se sentirem uma plataforma giratória de jogadores.

Assim, o nosso ideal é fugir do imediatismo textual dos demais blogues (que respeitamos). Prentende-se outra coisa: artigos de opinião, fundamentada. Pretendem-se dar ideias concretas, das quais, se se aproveitarem 10% já teremos dado um contributo valioso ao benfiquismo. Iremos, com o tempo, tentar a aproximação a outros blogues e escribas e pedir-lhes contributos, de modo a que este seja um espaço dos adeptos. Da opinião, fundamentada.